A Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) tem a missão de contribuir para a confiabilidade nas medições em química no país, disseminando a cultura da metrologia, promovendo o desenvolvimento e uso de material de referência, material de referência certificado, o provimento de ensaios de proficiência e a cooperação entre seus integrantes para proporcionar ao setor produtivo condições para melhorar a qualidade dos produtos e serviços.
Criada em dezembro de 2012, reúne produtores de Materiais de Referência e provedores de Ensaios de Proficiência. A Remeq-I hoje conta com 51 instituições afiliadas, incluindo 104 laboratórios localizados em todo o Brasil.
A coordenação desta Rede é do Inmetro, que conta com um a ajuda de um Comitê Executivo, órgão colegiado composto por representantes de várias Diretorias e Coordenações do Inmetro, e a assessoria de um Comitê Consultivo formado por importantes instituições como a ANP, ABIQUIM, ANVISA, CETESB, FIOCRUZ, SENAI-DN, MAPA, EMBRAPA e UFRJ.
A organização deste VI Workshop da Rede visa reunir estes diversos atores da metrologia química no Brasil com o objetivo de promover à integração de interesses, a troca de experiências e a colaboração técnica.
Neste ano, o VI Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) será virtual e ocorrerá das 16h às 18:30h do dia 21 de outubro de 2021. Este Workshop contará com duas mesas redondas:
- A primeira Mesa Redonda (16:00h – 17:00h) tem como tema:
“Rastreabilidade Metrológica: Como evidenciá-la?”
Coordenada pela Drª. Vanderléa de Souza, contará com a presença de representantes da CETESB e outras instituições na área de saneamento, visa esclarecer dúvidas de produtores e demandantes em como demonstrar a rastreabilidade metrológica dos Materiais de Referência e apoiar os membros da Rede a oferecer seus produtos tecnológicos atendendo a editais de licitação.
- A segunda Mesa Redonda (17:00h – 18:30h) tem como tema:
“Ferramentas Metrológicas para a qualidade do Diagnóstico In Vitro da Covid-19”
Coordenada pela Drª. Áurea Valadares, contará com a participação das discussões o BCRJ, Control Lab, PNCQ e o Inmetro com foco na produção de padrões e/ou materiais de referência, na organização de comparações interlaboratoriais e/ou ensaios de proficiência. Além das conquistas, buscaremos levantar as principais dificuldades enfrentadas para que possamos, na Remeq-I, encontrar soluções e parcerias que possam ajudar os laboratórios a superá-las.
Esperamos sua participação e contribuição para as discussões para, quem sabe, encontrar novas soluções e parcerias. Participe!