Canal da SBM: https://www.youtube.com/metrologiaSBM

O Metrologia 2021 foi um sucesso. De cinco congressos que aceitaram trabalhos científicos foram totalizados 133 papers aprovados. Os eventos foram o CBM – 11º Congresso Brasileiro de Metrologia; SEMETRO – XIV Congresso Internacional de Metrologia Elétrica; CIMMEC – VI Congresso Internacional de Metrologia Mecânica; o CBMO – IV Congresso Brasileiro de Metrologia Óptica e o CBMRI – VIII Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes.

 

O evento reunindo diversas áreas da metrologia é organizado pela Sociedade Brasileira de Metrologia, Inmetro e IRD a cada dois anos. Nesta edição reuniu 322 participantes, somando-se todos os eventos paralelos e 16 mesas plenárias que trouxeram temas de amplo interesse e contaram com convidados nacionais e internacionais, tratando da importância da ciência da medição, que faz toda a diferença para a segurança, saúde, qualidade de vida das pessoas.

 

Com relação à pandemia, os enfrentamentos, desafios e soluções alcançadas foram compartilhados e novas redes se vislumbram. Este ano o tema do encontro foi metrologia para a saúde. Ganha a metrologia, que sai fortalecida de mais esse amplo diálogo, de acordo com o presidente da SBM, Américo Bernardes. Em todos os fóruns de discussão, os participantes defenderam a recomposição do orçamento da ciência e a importância do papel da ciência, tecnologia e inovação para o país. “Sem ciência não conseguiremos superar a crise”, destaca Bernardes, refletindo a respeito dos debates surgidos de 18 a 21 de outubro.

 

Sobre os trabalhos do CBMRI, podem ser acessados no canal YouTube da SBM. Lá você confere vídeos dos autores explicando as pesquisas e pode deixar mensagens ou buscar contato com esse pessoal inovador e cheio de garra. Por trás das telas, a equipe procurou fazer o melhor e aguarda retorno dos participantes quanto à avaliação do evento e possibilidades de melhorias. Gratidão a todos os congressistas, palestrantes e apoiadores que acreditaram no trabalho conjunto e à equipe que deu um show de disponibilidade e dedicação. É assim que a gente pensa a metrologia. Até o próximo Congresso. Autores do CBMRI, bora divulgar os trabalhos!

 

Fonte: https://www.facebook.com/institutoderadioprotecaoedosimetria/posts/2950532961851512?_rdc=1&_rdr